sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Há palavras que nos beijam

Lembro-me bem do dia em que decidi que votaria em António Sampaio da Nóvoa, a qualquer que fosse o cargo a que se candidatasse. Foi a 10 de Junho de 2012, quando deixou o país de boca aberta e a mim em alegria exultante por ainda existir quem visse, ouvisse e lesse e não pudesse ignorar.


Penso que quando o convidaram para presidir às cerimónias do dia de Portugal desse ano não estavam à espera do que veio a acontecer. No meio de um país de abandonados, mal tratados e ignorados por um governo autista e inculto, onde ninguém parecia levantar-se para defender quem mais precisava, ouviu-se uma voz de esperança. Um homem corajoso, destemido, culto e articulado, em 15 minutos conseguiu fazer o retrato de como estávamos, de onde tínhamos vindo, mas acrescentando uma centelha. Um vislumbre de um país melhor a que era possível aceder. No meio de milhares de portugueses que se viram sem emprego, sem casa, sem comida, sem esperança ou motivação, a preocupação e a vontade de contribuir para um presente melhor foi verdadeiramente revolucionário.

Eu nunca tinha ouvido um discurso do 10 de Junho na íntegra, muito menos bebendo cada palavra com tanto prazer. Não acredito que volte a acontecer.

Gostava de ter como Presidente da República Portuguesa um homem recto, corajoso, inteligente, culto, empático, preocupado com os seus concidadãos e com o seu bem estar. Sou uma mulher de ciência, e as suas referências repetidas ao tema aconchegam-me como uma botija de água quente em cima das pernas num serão de inverno. Acredito firmemente que uma sociedade construída com base no conhecimento é mais rica porque tem mais recursos e ferramentas, e que uma população com cultura científica apurada será sempre mais participativa, informada e crítica. Mas o meu apoio a Sampaio da Nóvoa foi conquistado pela sua maneira de lutar pelos que não têm voz, nem forças ou capacidades. Alguém que nos mostre que o Estado não nos abandonou, que somos todos Portugal, representados e defendidos pelo Presidente da República.

No dia 24 de Janeiro votarei em António Sampaio da Nóvoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário